terça-feira, dezembro 06, 2005

Não... não vou por aí...

/

Cântico Negro

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Ha, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os bracos,
E nunca vou por ali...

A minha glória e esta:
Criar desumanidade!
Nao acompanhar ninguem.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre a minha mae

Nao, nao vou por ai! So vou por onde
Me levam meus proprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vos responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por ai...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus proprios pes na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstaculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avos,
E vos amais o que e facil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes patria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filosofos, e sabios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e canticos nos lábios...

Deus e o Diabo e que guiam, mais ninguem.
Todos tiveram pai, todos tiveram mae;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que ha entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguem me de piedosas intenções!
Ninguem me peça definições!
Ninguem me diga: "vem por aqui"!
A minha vida e um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um atomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por ai!

/


José Régio

5 comentários:

StupiDreamer disse...

«Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes patria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filosofos, e sabios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e canticos nos lábios...»
porque somos loucos e livres =) ( and fuck the rest) mas podemos sempre estar acompanhados nessa Loucura,nao acompanhados por correntes mas por laços de compreensão,podemos sempre correr acompanhados,mas sempre igualmente livres.
a proud member of the wonder ones =D@
i´m not the only one staring at the sun.im not the only one whos happy to go blind XD

João G. disse...

belo poema ;)*

Anónimo disse...

tu e a luisa se fizessem fusao nem kero imaginar os textos enormes k faziam lol
mas pronto e vdd a k haber amargo se tanto doce dpx perdia a piada o k vale e k tu es mm amarga e assim nunca perdes a piada pk xamas-te-me et e tou sentido e se fosse a ti pensaria seriamente em tentar remediar a situaçao com um belo presente de natal lol
bjs no sitio***

Anónimo disse...

eu.. AMO esse poema.. e tu sabes disso... eu quase que o sei td d cor.. ja o soube d tras rpa frente d cor mas... fui m eskecendo da ordem dos versos com o tempo... mas n esqueço dele e do fundamento nem em eskeço dos ultimos versos "n sei pra onde vou. n sei por onde vou. sei, que n vou por aí" e tu sabes que eu amo esse poema tu sabes é lindo!!!:D

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... Leslie fay sport blouses hiking northern lights 1st jeep Steel wheels vw Chrysler crossfire rentals http://www.bmw-seat-tilt-repair.info Natural breast enhancement cricket crucial ashes test death Fbi forensic accounting jobs medical insurance auditors pay per click management Car stereo cd dvd compact golf tournament scoresheets paxil suicide Muscle car rims order celebrex online advertising affiliate program specialty Marker outkast paintball Jeep cj 5 levis edition